Horários e Valores

Vivências de meditação ativa e grupos anti-stress com técnicas de yoga.

70 reais, uma vez por semana

QUARTAS FEIRAS, 18H

O que é Yoga?

Com foco no positivo e exercícios que podem ser aprendidos e integrados facilmente ao dia a dia o Yoga vem como excelente alternativa para maior qualidade de vida no meio de tantos desafios. Suas praticas regulares fortalecem todos os aspectos do ser e deixam o praticante calmo mas ao mesmo tempo ativo, com uma sensação de leveza e bem estar, fornecendo ainda um aporte extra de energia e aumentando os meios de lidar com o estresse e a tensão diária. Somando-se a isso trabalha ética, propicia autoconhecimento, união consigo mesmo, com o social e com o Todo, assim compreendido o divino que existe em cada um de nós.

 

Um de seus símbolos do Yoga, a flor de lótus, nos fala exatamente dessa sabedoria, visto que o lótus é uma flor que nasce e cresce na lama, mas nem por isso se deixa contaminar com o meio. A partir dessa metáfora entendemos o que ocorre com o praticante regular da yoga que, por estar fortalecido e preparado para lidar com os desafios do dia a dia consegue lidar melhor com a pressão a que está continuamente exposto, não se contaminando com esta.

 

Apontando o Yoga como um caminho para uma vida mais plena, produtiva, amorosa e saudável faz-se necessário compreendermos agora o que Yoga não é: Yoga não é religião, misticismo, contorcionismo ou ginástica.

 

Prática indiana milenar surgida por volta de 5000 anos a.C. a palavra yoga significa união e tem sua criação atribuída dentro da mitologia Hindu ao Deus Shiva. Compilada pelo sábio Patanjali, o qual, teria vivido na Índia por volta do século 4° d.C. , segundo este: “ Yoga chitta vritti nirodha”  ou seja,  yoga é a cessação do turbilhoes da mente.

 

Hoje cada vez mais estamos com nosso corpo em um local e nossa mente fervilhante em outro, causando uma dicotomia em nosso ser, que trás como consequência uma profunda falta de percepção de si mesmo e com isso um ser dividido e doente.

 

Podemos dizer que o Yoga não é apenas uma filosofia, mas uma disciplina integradora de todos os aspectos humanos, como prática rotineira, fundamentada tanto na fisiologia e psicologia humana. É importante lembrar sempre que não pretende criar uma conduta única, se adaptando as necessidades do momento e levando em consideração as diferenças individuais como guia.

 

Modernamente podemos encontrar praticas bem especificas tais como: Yoga para crianças, Yoga para a terceira idade, Yoga laboral, Yoga terapia hormonal, Yoga terapêutica, Yoga para gestantes, etc, visto que, não criando essa conduta única a prática do yoga destina-se a todos.

 

Na Yoga não é o praticante que se adapta a pratica, mas sim a pratica que se adapta as necessidades do praticando por seus inúmeros recursos. Ao longo séculos e com o desejo de adaptação e entendimento dos mestres e instrutores de yoga, diversas escolas com distintas práticas e filosofias foram surgindo pelo mundo inteiro e, no ocidente, a Hatha Yoga se estabeleceu como uma das escolas mais usuais e de natural acolhimento. 

Mais informações: Coeli Bacelar  (85)9.9633-3140.

Clínica Halasana - Rua Coronel Solón, 480 - Bairro de Fátima | Fortaleza - Ceará  

(85) 3231.6923 / (85) 98646.5992 (Whatsapp)

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon